Marcadores

quinta-feira, 20 de junho de 2013

AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO: Morar em conjuntos habitacionais verticais hoje em Uberlândia



RELATÓRIO SOBRE A PESQUISA DE AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO
A APO (Avaliação Pós-Ocupação) foi realizada no dia 07 de Junho, durante a tarde, com céu azul.
Dois apartamentos foram entrevistados, houve tanto semelhanças, quanto discrepância nas respostas.
Entrevista 1:
O primeiro deles foi o Morador A, entrevistado às 14h20min, Técnico de Farmácia, com Ensino Médio Completo, faz parte de uma família nuclear (pai, mãe e filhos) com três moradores, renda acima de 1.200,00 reais e apartamento próprio, reside no Condomínio habitacional analisado desde 2010.
O principal motivo que o interessou no residencial, foi a conquista da casa própria, anteriormente, residia em uma coabitação (fundos), no Bairro Gravatás.
A família utiliza o ônibus como meio de transporte para se locomover até a residência, O morador A tem como hobby o futebol, conhece as áreas de lazer, o qual é realizado entre os blocos, porém não faz uso destas, deseja que seja implantado no Condomínio habitacional analisado, um salão de festas e equipamentos de ginástica.
Considera o transporte coletivo satisfatório, a saúde, totalmente insatisfatória, a educação e a cultura, insatisfatórias e o lazer, satisfatório.
Se sente feliz em relação ao bairro, e médio em relação à localização deste, nunca pensou sobre a beleza do bairro, mas acha-o agradável, mas abandonado, em razão dos terrenos baldios existentes e há muito lixo que não é retirado pela prefeitura.
Seu apartamento possui localização média em relação à cidade, grande distância do se local de trabalho (Bairro Umuarama), porém proximidade a serviços gerais. Para o Morador A, há pouca segurança contra roubos, a acessibilidade é média e a aparência externa do edifício é feia, considera os materiais utilizados na construção tanto do edifício, quando do interior do apartamento, como médios.
O tamanho do apartamento é considerado médio, com boa divisão e seus móveis de quantidade média, couberam parcialmente no local.
A privacidade é considerada razoável, tanto em relação aos vizinhos, quanto em relação aos outros moradores do apartamento, a iluminação é boa e a ventilação também, no verão a temperatura é média e no inverno, agradável.
Quanto aos ruídos externos ao apartamento, são considerados médios, tanto no dia, quanto na noite, já os internos, silenciosos em ambos os períodos, considera seu apartamento pouco decorado, e identifica-se razoavelmente com o espaço, mesmo assim, se adaptou muito a ele.
O apartamento, para o morador, é totalmente apropriado para dormir e descansar, apropriado ao lazer, médio para estocar coisas, estudar, cozinhar e se alimentar, pouco apropriado para receber pessoas e realizar a higiene diária e totalmente desapropriada para lavar roupa, já que a área para esta atividade é muito pequena.
A aparência interna é considerada média para todos os cômodos, exceto para a área de serviço, considerada feia. Já o tamanho, pequeno para todos os cômodos e muito pequeno para a área de serviços.
Há pouca privacidade, boa iluminação natural e ventilação de boa a média, a temperatura vai de agradável a média.
Entrevista 2
O segundo foi a respondente Moradora B, entrevistada às 15h10min, Atendente de Telemarketing, com Ensino Médio Completo, faz parte do grupo dos DINKS (casal com renda e sem filhos), porém, como está grávida, logo esta será uma família nuclear (pai, mãe e filhos), possui menos de 20 anos e renda familiar acima de 1.200,00 reais, o apartamento é alugado e reside no Condomínio habitacional analisado desde junho de 2013.
O principal motivo que a interessou no residencial, foi o fato de que o apartamento possui dois quartos, em razão de ter um quarto extra para seu filho, anteriormente, residia em uma casa alugada de somente um quarto, no Bairro Pampulha.
A família utiliza o ônibus como meio de transporte para se locomover até a residência, a Moradora B tem como hobby ir à igreja, conhece as áreas de lazer, o qual é realizado entre os blocos, porém não faz uso destas, deseja que seja implantado no Condomínio habitacional analisado, um salão de festas.
Considera o transporte coletivo insatisfatório, pois o ônibus demora a passar e são poucas, a saúde e a cultura, totalmente insatisfatórias e o lazer, médio.
Sente uma felicidade média em relação ao bairro, e totalmente excluída em relação à localização deste, para ela, o bairro tem beleza média, mas acha-o desagradável e com cuidados médios.
Seu apartamento possui localização ruim em relação à cidade, média distância do local de trabalho, porém proximidade a serviços gerais, para a Moradora B, há pouca segurança contra roubos, a acessibilidade é média e a aparência externa do edifício é feia, considera os materiais utilizados na construção do edifício como ruins, porém os do interior do apartamento como bons.
O tamanho do apartamento é considerado muito pequeno, com divisão ruim e seus móveis de quantidade insuficiente, poucos couberam no local.
A privacidade é considerada pequena, tanto em relação aos vizinhos, quanto em relação aos outros moradores do apartamento, a iluminação é boa e a ventilação também, considera a temperatura como agradável, porém como se mudou há pouco tempo não é possível analisar as diferenças entre as estações.
Quanto aos ruídos externos ao apartamento, são considerados médios no dia e muito barulhentos na noite, já os internos, silenciosos em ambos os períodos, considera seu apartamento bem decorado, e identifica-se razoavelmente com o espaço, mesmo assim, se adaptou muito a ele.
O apartamento, para a moradora, é apropriado ao lazer, trabalho, estudo, dormir e estocar coisas, médio para descansar, receber pessoas, cozinhar, e fazer a higiene diária, pouco apropriada para lavar roupa e totalmente desapropriada para alimentar-se.
A aparência interna é considerada bonita para os quartos e a cozinha, e feia para sala e área de serviços. Já o tamanho, médio para os quartos e muito pequeno para os demais cômodos.
Há pouca privacidade, boa iluminação e ventilação natural, a temperatura é agradável em todos os cômodos.
Quanto aos materiais, são de baixa qualidade, o edifício é de alvenaria estrutural e podem-se notar problemas como trincas e infiltração nas paredes externas, as esquadrias são de alumínio de baixa qualidade, já estando enferrujadas. Nas áreas de circulação, como escadas e corredores externos ao apartamento, o revestimento e feito em ardósia.
Uma grande reclamação é a falta de segurança, porém o Condomínio habitacional analisado conta com síndica, porteiros e há um projeto  para a instalação de câmeras de segurança, o que fez com que o condomínio subisse de 90,00 reais para 115,00 reais.
Conclusões do Grupo
Foi possível analisar melhor e perceber o quanto a planta das residências é problemática.
Embora organizada sem um corredor para circulação, e sim um pequeno hall, o que economiza espaço, os cômodos são muito pequenos, com grande dificuldade para compor um layout funcional, permitindo uma boa circulação e conforto simultâneos.
A área de serviços é o cômodo com maiores problemas, pequeno, integrado com a cozinha, não há espaço para estender as roupas para secar.
Embora não tão enfatizado pelos moradores, não há local para estocagens.
Quanto ao lazer, os moradores sentem falta de melhores equipamentos e diversidades, quando inaugurado, o Condomínio habitacional analisado possuía dois parquinhos (playground), os moradores, se mobilizaram e no local de um deles, construíram uma quadra de futebol.
Os prédios são implantados muito perto uns dos outros, o que gera bastante sombra e impede uma visão ampla pela janela, além de comprometer a privacidade entre os apartamentos, há uma péssima arborização, o paisagismo é criado apenas com gramado e alguns pequenos coqueiros, as árvores são inexistentes.
Assim sendo, o programa busca proporcionar melhores condições de moradia para o público de baixa renda, o que não acontece efetivamente, a planta dos apartamentos precisaria de maior metragem e melhor divisão, um projeto paisagístico mais adequado também garantiria maior satisfação dos moradores em relação ao local, e um local de lazer que atenda às necessidades e desejos dos moradores.


LINK APRESENTAÇÃO DE SLIDES:

http://issuu.com/jessikafparreira/docs/pesquisa_de_avalia____o_p__s-ocupa_





Nenhum comentário:

Postar um comentário